ONG Transparência Capixaba lança segundo livro

0


“O livro é um instrumento de trabalho para a conscientização da sociedade capixaba em torno da transparência, da ética e do combate à corrupção”. Assim o membro-fundador da ONG Transparência Capixaba, Rafael Cláudio Simões, resume o segundo livro da organização, que será lançado no próximo dia 20. O evento será realizado na Livraria Logos do Shopping Norte Sul, às 19 horas.

De acordo com Rafael, o “Transparência em Foco” trata da corrupção como ela deve ser tratada, refletindo um amadurecimento da ONG. “A corrupção é um fenômeno complexo, que precisa ser atacado em suas diversas frentes e que só vai ser resolvido no longo prazo. Não basta apenas prender os corruptos”, disse.

Diferente do “Transparência Refletida”, que trouxe vários documentos, esse segundo livro traz 84 artigos divididos em quatro seções: Transparência, Corrupção e Política; Transparência, Corrupção e Desenvolvimento do Estado; Transparência, Corrupção e o Cidadão; e uma seção especial para conceituação de problemas.

O livro também se diferencia por apresentar quatro poesias que foram escritas pelo membro da ONG, José Ruy Pimentel de Castro. Para Rafael Simões, as poesias são uma forma de mostrar que “as manifestações culturais podem tratar do tema e torná-lo mais informal, aproximando mais a população”.

Temática

Em seu artigo sobre as eleições dentro do Poder Legislativo, Rafael destaca a importância do acompanhamento do cidadão. “Os deputados devem perceber que as discussões para a eleição da mesa diretora também interessam à sociedade como um todo. Então, é fundamental que eles divulguem informações sobre o processo”, disse.

Outro tema abordado pelo livro discute a atuação das ONGs, como a Transparência Capixaba. “Muitas ONGs querem substituir o Estado. Esse não é o nosso objetivo. Nós queremos fazer com que as agências estatais funcionem de maneira adequada, combatendo a corrupção”, afirmou.

O cidadão também é problematizado pelos articulistas. Embora a ênfase seja positiva, os autores destacam que os cidadãos também cometem atos de corrupção no dia-a-dia. A compra de CDs piratas e o pagamento de pequenas propinas para a não aplicação de uma multa de trânsito foram exemplos citados por Rafael.

Além desses temas, o livro “Transparência em Foco” também aborda questões sobre cidadania, reforma política, fraudes, impeachment, máfia do futebol, promessas de camapanha, orçamento participativo e futuro das cidades, renovação do serviço público e nepotismo.

Colaboradores

Colaboraram também para a publicação o presidente da “Amigos Associados de Ribeirão Bonito” (Amarribo), Josmar Verillo, e o especialista em políticas públicas, professor da Ufes e comentarista de Cidadania da rádio CBN Vitória, Roberto Garcia Simões. Todos os artigos foram escritos por membros da Transparência Capixaba no último ano.

O livro contou com o patrocínio do Banestes, da Cesan, da Federação das Indústrias do Espírito Santo, da Federação do Comércio do Espírito Santo e do Grupo Coimex. Apoiaram a publicação a Bios Editoração, o Núcleo Avançado de Comunicação da UVV (Nacom), o Shopping Norte Sul, a gráfica Jep e a LCA Promo.



(Este artigo foi tirado do site da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo)

Posted in:

This article has 0 comments

Frase do dia:

Viva como se fosse um sonho e morra como se fosse amanhã! - Prisioneiro da Morte