Educação é sinônimo de progresso

2

Em vista do crescimento do Estado do Espírito Santo, investimentos no setor da educação, são fundamentais e necessários para equiparar a sociedade a uma economia em ascensão.

O orçamento do Estado na educação equivale apenas 16% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo 3,3% destinados ao ensino básico. Esta precariedade no investimento e ensino, correspondem na omissão por parte do governo através de pacotes. Pacotes que servem para mecanizar e esconder a verdadeira calamidade e inércia do ensino.

No entanto, existem percussores que contribuem em prol de uma sociedade, alertando-os na luta pelos seus direitos. No Estado, após a polêmica fase do sistema de cotas, implantado no processo seletivo/2008 da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), surgiu a Ação Estudantil (AE), preocupada com a deficiência e a necessidade da criação de uma Universidade Estadual. Atendendo assim os interesses econômicos e educacionais exigidos pelo Estado.

A Ação Estudantil (AE), grupo de estudantes empenhados na crise de um quadro “nacional”, reune-se semanalmente, convidando pessoas de diversificadas funções para debater, sugerir e expor de maneira pacífica os problemas sociais ao governo. Com este episódio crítico de ensino, estes estudantes, enxergaram a necessidade do esperado. Junto com a idéia e proposta de uma Universidade Estadual, nasceu a Ação.
“A Universidade Federal veio com a missão de cobrir essa necessidade, porém, ela é limitada. Não somente no número de vagas, mas na baixa qualidade de ensino” – diz a exposição de motivos da AE.

Em matéria publicada, o Ministério da Educação (MEC) fiscalizou e ameaçou fechar 11 cursos da UFES, por não cumprir determinações e mudanças na grade curricular e na carga horária dos cursos. Trata-se de um assunto de berço, mesclado e abandonado; - mas não nos dispersemos do contexto.

Em matéria, a Ação Estudantil (AE) promove através de um abaixo assinado, com meta de recolher assinaturas de 1% do eleitorado Estadual, a criação de uma Universidade Estadual do Espírito Santo (UEES). Provando aos governantes que esta empreitada é desejo de toda população e necessária para um Estado que tanto cresce.

Posted in: ,

This article has 2 comments

  1. Camarada Renan!!! Primeiramente, parabéns pelo seu blog, está muito bom!! Gostei de todas as postagens!! Sou suspeita né?!?!? Política é uma das minhas a paixões...rs!!!
    A postagem do AE ficou ótima também!! Estou entrando em contato com Brasília, com o Senador Cristovam Buarque, você já deve ter conhecido a luta do Senador pela educação né?!?!? Acho que ele nos acrescentará muito!! Boa semana pra você!!! Um abraço!!

  2. Ilustre Noële, é claro que conheço o nosso companheiro e guerreiro da educação, Cristovam Buarque.

    Inclusive deixei um comentário no seu blog sobre educação que dizia:

    - "Não direi que discordo. Mas o que é verdade, é que a bandeira socialista já não cobre o previsto, e o capitalismo executa uma caminhada oposta em questão à educação. Esta não é só uma obrigação do governo, e sim de toda uma população que a necessita, no dever de interagir mais nos meios políticos. Lendo, participando e agindo. Ordem não significa progresso. Uma hora ela se estagna e mantém uma constante sem progresso algum. Educação sim, abrirá caminhos e nos trará melhorias."

    É de grande valia, da parte do senador acrescentar ao nosso movimento, conhecimento, sugestões e mais explicações sobre leis baseadas em fundações de uma Universidade Estadual, que, no entanto já deram entrada desde 1960, isso pelo que eu fiquei sabendo. E entre outros parlamentares que fizeram o mesmo.
    Nossa! Seria mesmo muito interessante sua participação junto a AE.

    Desejo sucesso a você e ao AE nessa grande iniciativa. Parabéns pela idéia.

    Rumo ao progresso junto à educação!

    Atenciosamente,

    Renan Castro.

Frase do dia:

Viva como se fosse um sonho e morra como se fosse amanhã! - Prisioneiro da Morte