PROGRAMA E OBRAS LITERÁRIAS INDICADAS PARA O PROCESSO SELETIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PARA O ANO LETIVO DE 2009

3


Programa:


a) Teoria da literatura: criação estética; linguagem literária e não literária; gêneros literários.

b) Processo literário brasileiro: momentos do processo literário brasileiro em conexão com a história e a cultura brasileira; o fenômeno literário brasileiro no quadro da cultura e da literatura internacional; a expressão literária das atitudes do homem em face do mundo; tradição e modernidade dos procedimentos de expressão literária culta ou popular e do tratamento dado aos temas; classificação de textos em dada época literária em função de suas características temáticas e expressionais.

c) Romantismo no Brasil: renovação e permanência de temas e de meios de expressão da poesia

romântica relativamente à do Barroco e à do Arcadismo; características temáticas e expressionais da poesia, da ficção e do teatro romântico.

d) Realismo no Brasil: a questão do Realismo na ficção do final do século XIX e início do século XX; o Naturalismo e o Impressionismo na ficção; o Parnasianismo e o Simbolismo na poesia.

e) Modernismo no Brasil: o Modernismo brasileiro no contexto da cultura do século XX; o Modernismo comparado às épocas literárias passadas; elementos de permanência, oposição e transformação; características renovadoras na ficção; principais tendências da poesia brasileira modernista; a poesia de 1945; tendências pós-45.

f) Literatura contemporânea brasileira.

g) Literatura portuguesa: características temáticas e expressionais do Trovadorismo, do

Humanismo, do Classicismo, do Barroco e do Arcadismo.

Obras literárias:

I. Auto da barca do inferno – Gil Vicente
II. Bom-crioulo – Adolfo Caminha
III. Quincas Borba – Machado de Assis
IV. Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade – Oswald de Andrade
V. “Campo geral” – Guimarães Rosa
VI. O pagador de promessas – Dias Gomes
VII. Distraídos venceremos – Paulo Leminski
VIII. O capitão do fim – Luiz Guilherme Santos Neves
IX. Os mortos estão no living – Miguel Marvilla

Posted in: , ,

This article has 3 comments

  1. Por mais que muita gente não goste de que haja obras literárias para ser cobrado no vertibular, essa ainda é a melhor forma de incentivo à leitura e ao conhecimento.

  2. Exatamente, a leitura é a única e saudável forma de exercitar o cérebro. Ajuda na memória, nas escolhas, no raciocínio, em um texto etc.
    Estão querendo tirar as obras literárias dos vestibulares, acredita? Afirmando que tomam o tempo dos alunos. Verdade que o vestibular é massacrante e injusto na maioria das vezes, mas isso não justifica sua ausência. Seria mais prático a diminuição dos livros para a primeira etapa.

    Renan Castro.

  3. Concordo com a parte do massacre no vestibular, mas é verdade também que é o ano que mais aprendemos a como realmente as coisas são e que mais criamos amizades no pre-vestibular.
    E não seria má idéia a diminuição dos livos para as duas etapas, mesmmo pq quem não tem como discursiva de lingua portuguesa vai começar a ter...

Frase do dia:

Viva como se fosse um sonho e morra como se fosse amanhã! - Prisioneiro da Morte